A rodovia MG-252, um trecho de aproximadamente 17 quilômetros que liga a MG-170, em Moema, até a MG-164, no município de Araújos, está enfrentando o início da pavimentação. A região além de contar com fábricas de tecidos e de fogos de artifícios, também tem vocação para produção agrícola.
As obras que começaram em junho fazem parte do programa Provias e devem ser finalizadas até o final do ano. Matheus Novais, vice-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), expõe que o investimento na pavimentação foi de aproximadamente R$5,5 milhões.
“É uma obra que vai com certeza beneficiar o escoamento da produção agrícola e outros produtos da região”, comenta.
Fábio Zanchetta, professor de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em transportes, avalia que uma infraestrutura rodoviária bem desenvolvida é essencial tanto para o conforto dos usuários em viagens particulares, quanto para a eficiência no transporte de cargas.
“Se essa infraestrutura for inadequada, inevitavelmente acarretará em custos elevados, como frete, por exemplo, impactando negativamente toda a cadeia de distribuição”, afirma.
Carlos Alberto Nunes, secretário da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio explica que a região produz para o comércio cana de açúcar, soja, milho, mandioca, leite, mel e também possui agricultura familiar e criação de bubalinos. Para o secretário, a colocação do asfalto permitirá melhoria no fluxo de pessoas e veículos.
““Dezessete e meio quilômetros de asfalto vão permitir um acesso melhor a BR-262 que carreia os produtos para Uberaba, onde você tem outros modos de transporte, como o ferroviário, por exemplo, e um corredor que vai até o porto de Santos”, pontua.
As ações do Provias se dividem em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais. No total, 119 estradas são contempladas pelo programa.
Veja Mais:
Fonte: Brasil61