• Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Contato
quarta-feira, maio 28, 2025
Celebridades Online
Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Login
  • Mundo
  • Artigos
  • Esportes
  • Negócios
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
  • Mundo
  • Artigos
  • Esportes
  • Negócios
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Entretenimento
Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
Celebridades Online
Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
Home Esportes

“OAB dos médicos”: projeto cria exame obrigatório de proficiência em medicina

Redação Celebs Online por Redação Celebs Online
11 de abril de 2025
no Esportes
0
“OAB dos médicos”: projeto cria exame obrigatório de proficiência em medicina
1
SHARES
50
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Além dos advogados brasileiros, os médicos também deverão realizar uma prova ao final do curso para estarem aptos a exercer a profissão. É o que prevê o projeto de lei (PL 2.294/2024), de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). A proposta estabelece que o Exame Nacional de Proficiência em Medicina seja obrigatório aos egressos do curso.

VEJA MAIS

Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU

Rádios comunitárias: associações de 293 cidades têm interesse em operar emissoras

O texto estabelece que o exame deve ser aplicado pelo menos duas vezes ao ano em todos os estados e no Distrito Federal. A prova avaliará competências profissionais e éticas, além de conhecimentos teóricos e habilidades clínicas. O objetivo é aferir a qualidade da formação dos futuros médicos.

O especialista em Direito Médico, vice-presidente para as Américas da rede BGI Global e sócio do Fonseca Moreti Advogados, Washington Fonseca, avalia que a iniciativa é relevante para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.    

“Isso vai trazer uma segurança muito grande para a população, com a disparada do número de faculdades de medicina que a gente tem hoje no Brasil. Essa medida é  muito importante, vai fazer com que se tenha uma melhor apuração dos médicos que são postos no mercado de trabalho e, óbvio, isso pode também trazer um reflexo muito positivo em termos de prestação de serviço para a população”, afirma Fonseca.

Pela proposta, ficam dispensados de realizar o exame os profissionais já inscritos no CRM e os estudantes de medicina que tiverem ingressado no curso antes da lei entrar em vigor.

Na justificativa do projeto, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) cita que, em 2005, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) passou a avaliar os formandos de medicina por meio de exame de proficiência. Em 2012, a prova tornou-se obrigatória. Já em 2015, a Justiça Federal retirou a exigência para concessão do registro profissional. Apesar das idas e vindas, o senador destaca dados com baixos percentuais de aprovados nos exames em São Paulo.

Por exemplo, em 2012, entre 2.411 participantes, 54,5% foram reprovados. Em 2013, 59,2% dos 2.843 recém-formados também foram reprovados. O senador avalia o cenário como “quadro de precariedade na formação de médicos” e destaca, na justificativa do texto, que a medida garante proteção aos sistemas de saúde, seja público ou privado, e aos pacientes.

“Pois erros de diagnóstico, de prescrição ou de conduta podem não só gerar custos sociais para os sistemas público e privado de saúde, mas também causar danos irreversíveis aos pacientes e mesmo levá-los à morte”, afirma na justificativa.

Posicionamentos

Pela proposta, será de competência do Conselho Federal de Medicina (CFM) a regulamentação e a coordenação nacional do exame e dos Conselhos Regionais de Medicina, a aplicação. Além disso, os resultados devem ser comunicados ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Saúde pelo CFM – ponto criticado pelos parlamentares contrários ao projeto.

Inclusive, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na justificativa do requerimento, aprovado pelos senadores, ela argumenta que o projeto torna o CFM uma autarquia responsável por avaliar a qualidade da formação médica e habilitar os egressos ao exercício profissional. Para ela, a ação se apropria de competências do MEC.

“Possibilitando que o referido exame induza mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de medicina, dificultando ainda mais a trajetória dos estudantes em direção ao exercício profissional e instituindo um instrumento que, na prática, poderá significar a institucionalização da reserva de mercado”, diz Teresa em trecho da justificativa.

O especialista em Direito Médico, Washington Fonseca, avalia como equivocada a posição da senadora Teresa Leitão sobre o exame usurpar as competências do MEC e defende a realização do exame para garantir a competência dos profissionais.

“O papel do Ministério da Educação é fiscalizar universidades, a qualidade do ensino que está sendo proporcionado, discussão relacionada à grade que está sendo ministrada, à grade de aulas e conteúdo, matéria que está sendo ministrada para os alunos. A realização de um exame de proficiência seria muito importante para fazer uma averiguação do profissional”, afirma Fonseca.

Para ele, o MEC tratará da formação do egresso e o exame, de averiguar se o indivíduo tem condições ou não de exercer a medicina.

“Um vai tratar da formação e o outro vai tratar de averiguar se aquela pessoa que está ingressando no mercado de trabalho vai ter, sim, condições ou não de atender a população. E, obviamente, implementando esse tipo de controle dos profissionais que vão ser inseridos no mercado de trabalho, a população que colhe os louros, porque a gente vai ter profissionais melhores preparados e, consequentemente, um reflexo na prestação de serviços à população como um todo em melhor e maior escala”, diz Fonseca.

A senadora Teresa Leitão também pontuou que a proposição não apresenta a estimativa de custos para realização periódica do exame. Para ela, há possibilidade de onerar os estudantes.

O requerimento foi subscrito pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que também defende que o CFM não deve ser o responsável por certificar a capacidade para exercer a profissão de médicos, mas sim o MEC.

O senador Humberto Costa (PT-PE) também destacou que é de competência do poder público, ou seja, do MEC, atribuir diploma de graduação e avaliar os egressos.

A matéria é relatada pelo senador Dr. Hiran (PP/RR), que já se manifestou a favor da iniciativa. Ele enfatizou que há 390 faculdades de medicina no país, o que ele considera “um absurdo”.

O especialista Fonseca afirma que é necessário ter esse tipo de controle dos egressos de medicina no país, considerando a quantidade de faculdades em território nacional. 

“É necessário, sim, ter esse tipo de controle. Até por conta da disseminação absurda de faculdades de medicina que hoje o Brasil tem”, pondera.

A matéria deveria ter sido relatada na última quarta-feira (9), mas alguns senadores, como o senador Marcelo Castro (MDB-PI), foram contra a leitura do relatório. Os parlamentares ponderaram ser preciso esperar a audiência pública. 

Conforme a Agência Senado, a previsão é de que o debate ocorra após a Semana Santa e de que o relatório seja lido apenas na próxima reunião da CAS. Caso seja aprovado na comissão sem requerimento para análise em plenário, o projeto poderá seguir diretamente para a Câmara.

Em nota, o CFM afirmou que o projeto “representa um importante avanço para assegurar a qualidade da formação médica no Brasil e garantir à população um atendimento mais seguro e qualificado”, diz um trecho da nota.

O que muda para ser médico no país?

Hoje, após concluir a graduação em uma faculdade reconhecida pelo MEC, o profissional solicita o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Após ser registrado, o profissional está habilitado a exercer a medicina em todo o território nacional. 

A médica especialista em medicina legal e perícia médica, Caroline Daitx, destaca  que a etapa marca o fim da formação acadêmica e o início da responsabilidade de cuidar da vida e da saúde de outras pessoas. Na avaliação da especialista, é preciso mais do que domínio técnico, mas também formação de responsabilidade social. 

Com o novo exame, semelhante ao da OAB, ela esclarece que há necessidade de aliar outras medidas para garantir a formação completa dos egressos de medicina, sem o foco exclusivo no meio acadêmico e em provas.

“A medicina exige muito mais do que domínio técnico. Um bom médico precisa saber ouvir, acolher, comunicar más notícias com empatia, trabalhar em equipe, reconhecer seus limites e agir sempre com ética. Nenhuma dessas competências que são absolutamente fundamentais na prática pode ser totalmente avaliada por uma prova única aplicada ao fim do curso”, diz.

“A criação de um exame único para o acesso ao exercício profissional pode acabar estimulando um foco exclusivo na prova e no mercado de cursos preparatórios, ao invés de incentivar a construção contínua da responsabilidade médica ao longo da formação. Controlar a qualidade da medicina no país é urgente, sim, mas isso não pode ser reduzido a um único exame de múltipla escolha”, completa.

Pixel Brasil 61

Relacionados Posts

Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU
Esportes

Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU

11 de abril de 2025
46
Rádios comunitárias: associações de 293 cidades têm interesse em operar emissoras
Esportes

Rádios comunitárias: associações de 293 cidades têm interesse em operar emissoras

9 de abril de 2025
45
São Paulo: homens comem mais fora e mulheres preferem pedir comida por aplicativo
Esportes

São Paulo: homens comem mais fora e mulheres preferem pedir comida por aplicativo

9 de abril de 2025
45
TV 3.0: Ministério das Comunicações recebe primeiros protótipos de antena e de conversor
Esportes

TV 3.0: Ministério das Comunicações recebe primeiros protótipos de antena e de conversor

7 de abril de 2025
48
9 em cada 10 brasileiros contam com acesso à telefonia móvel
Esportes

9 em cada 10 brasileiros contam com acesso à telefonia móvel

7 de abril de 2025
46
Tarifaço de Trump: cenário pode ser oportuno para exportações brasileiras de café e soja
Esportes

Tarifaço de Trump: cenário pode ser oportuno para exportações brasileiras de café e soja

7 de abril de 2025
47
Próximo Post
Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU

Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POPULARES

JOSÉ NOVAES – O mega cantor e compositor que já conquista espaço no mercado da música no Brasil

JOSÉ NOVAES – O mega cantor e compositor que já conquista espaço no mercado da música no Brasil

2 de janeiro de 2025
154
De professora à mais de 1 milhão faturados na internet

De professora à mais de 1 milhão faturados na internet

12 de fevereiro de 2024
104
A empresa LiveGooD, que combina produtos e investimentos, está passando por uma análise inicial.

A empresa LiveGooD, que combina produtos e investimentos, está passando por uma análise inicial.

12 de setembro de 2023
83
Gisele Bündchen foi vista jantando com suposto novo namorado

Gisele Bündchen foi vista jantando com suposto novo namorado

15 de novembro de 2022
78
O ator e produtor Renan Cuel retornará com projetos artísticos em 2023

O ator e produtor Renan Cuel retornará com projetos artísticos em 2023

14 de junho de 2023
77

SUGESTÕES

Cinco cidades realizam eleições municipais neste domingo

Cinco cidades realizam eleições municipais neste domingo

12 de dezembro de 2022
46
PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (21) com alerta de onda de calor em Santa Catarina

PREVISÃO DO TEMPO: quarta-feira (21) com alerta de onda de calor em Santa Catarina

20 de agosto de 2024
45
O que é constipação e quais as principais causas

O que é constipação e quais as principais causas

13 de abril de 2025
46
PREVISÃO DO TEMPO: MA, PI e CE seguem sob alerta de perigo de chuva intensa

PREVISÃO DO TEMPO: MA, PI e CE seguem sob alerta de perigo de chuva intensa

18 de março de 2025
45

Sobre

Celebridades OnLine, aqui você vai encontrar todas as notícias sobre o mundo do entretenimento e das artes.

Follow us

Categorias

  • Artigos
  • Bem Estar
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Moda
  • Mundo
  • Música
  • Negócios
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Contato

Copyright © 2022 Celebridades Online

Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Negócios
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Artigos
  • Contato
  • Termos de Uso
  • Quem Somos

Copyright © 2022 Celebridades Online

Bem-Vindo De Volta!

Login para sua conta abaixo

Esqueceu Palavra-Passe?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

De Registo Em
Celebridades Online
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage vendors Read more about these purposes
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile